quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Os tipos de Gamers


O termo "Gamer" vêm sendo muito utilizado nas redes sociais, fóruns de discussão e blogs. Mas o que é? Quem são os tão falados gamers?

A palavra vêm do inglês "games" que significa jogos, e foi criada para definir pessoas que curtem jogar algum tipo de jogo. Muitos dizem que não jogam nenhum tipo de jogo, porém existem tantos tipos de gamers que atualmente quase todas as pessoas são gamers!

Desde o início da civilização conhecida, há centenas de anos antes de cristo a humanidade já se entretinha com jogos de tabuleiro. O jogo de tabuleiro mais antigo que se tem registro foi encontrado em escavações arqueológicas no Egito em tumbas de 3100 a.C, seu nome é "Senet", que significa "Jogo de Passagem" e o objetivo do jogo era tirar todas as peças do tabuleiro.

Alguns séculos depois, logo após a Revolução Industrial, os jogos de tabuleiro foram se tornando mais conhecidos. Pequenos fabricantes da época viram uma oportunidade no segmento de jogos de tabuleiros e criaram jogos conhecidos por nós até os tempos atuais como "O Jogo da Vida", "Banco Imobiliário" e "Detetive", jogos muitos vendidos até os dias de hoje.

Finalmente, em 1950, estudantes de graduação de Ciências da Computação nos Estados Unidos começaram a projetar jogos simples, simuladores e programas de inteligência artificial como parte de suas pesquisas acadêmicas. Em 1958 foi criado o primeiro jogo eletrônico por William Higinbotham, o "Tennis for Two" (Tênis para Dois) que simulava uma partida de tênis e poderia ser jogado com duas pessoas ao mesmo tempo. William usou um osciloscópio e um computador analógico para o funcionamento do jogo, porém ele não chegou a ser comercializado.

Um pouco mais tarde, no ano de 1970, foram criadas máquinas de Arcade para jogos em vídeo, operadas por fichas. Por conta do grande sucesso dos jogos eletrônicos, foram criados diversos consoles domésticos onde, até então, usavam cartuchos para reproduzir os games. Até hoje encontramos remakes de Super Mario Bros, lançado pela Nintendo e Sonic, da Sega. Um marco na história dos videogames foi o aparecimento do Playstation da Sony e do Xbox da Microsoft no mercado de consoles que fizeram o uso de CDs para executar os jogos.

Com a comercialização dos computadores pessoais e a expansão da internet, os jogos de computador foram ganhando mais força, especialmente os MMORPGs (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game) que são jogos online para múltiplos jogadores, onde milhares de pessoas criam personagens e interagem com outros jogadores e com um mundo virtual dinâmico.

A última plataforma para jogos que foi criada é a Mobile, em 1997. Os primeiros jogos mobiles são: "Snake" originalmente nos celulares Nokia, "Tetris" e "Memória" que foram inseridos gratuitamente nos celulares. Atualmente, com a facilidade dos smartphones temos diversos tipos de jogos, gratuitos ou pagos e com bons gráficos 3D que podem ser jogados em qualquer lugar e em qualquer horário.

Atualmente existem muitos tipos de gamers, para todos os gostos:

pc gamer é  aquele que gosta de jogar pelo computador.
video gamer prefere jogar pelo console.
Já o table gamer gosta de jogos de mesa, como tabuleiros e cartas.


Dentre todas essas categorias há o Gamer Casualé aquele gamer que não se considera um gamer pois costuma a jogar em suas horas livres como um passa-tempo.

Temos o Gamer HardcoreAquele que está sempre no topo da lista de jogadores pois dedica a maior parte de seu tempo jogando e procurando novos desafios.

Retro Gamer é um gamer apaixonado por jogos antigos, são esses os que tem consoles antigos, coleções de jogos, remakes e posters.

Gamer Regular é a pessoa que se interessa por diversos jogos, diversas categorias, gosta muito de jogar porém não se dedica somente para os jogos.

E também existe o Gamer Cheater que burla as regras dos jogos para benefício próprio através de softwares, tal proeza não dura muito tempo pois esse tipo de gamer é constantemente removido dos jogos.

A tecnologia dos jogos avançou muito com o passar do tempo e ainda está avançando, vivemos paralelamente com um mundo virtual e ninguém está imune à ele. Já existem sistemas de educação através de jogos digitais como o Vivaz, tecnologia de aprendizagem virtual criado pela Saraiva onde os alunos do ensino fundamental podem aprender por meio de jogos, um jeito criativo de se adaptar à juventude atual. 

E você, como se vê nesse mundo?

Um comentário:

  1. Que legal, não sabia que haviam vários tipos. Eu sou um Gamer Casual! rsrsrs

    ResponderExcluir