terça-feira, 21 de outubro de 2014

Sem Limites - Uma conversa com um Traceur!

Fala aí, galera, beleza?

Estamos aqui, mais uma vez, pra conversar um pouquinho com vocês sobre Parkour, e para hoje preparamos uma breve entrevista com um praticante ativo de Parkour.

Caio Ricardo da Silva é um dos integrantes da Parkour ABC e foi muito gentil à nossa equipe por ceder esta entrevista. Nossa equipe foi breve e procurou saber aquilo que não se descobre apenas pesquisando, mas sim praticando, vivenciando esta atividade, e o resultado foram respostas muito interessantes. 
Confira nossa conversa:

Grupo Sem Limites: O que te faz superar o medo de cada obstáculo?
Caio Ricardo: O medo é sofrer por antecipação.
Se você tem confiança na sua técnica não há o porquê ter medo, mas às vezes o medo aparece e a melhor maneira de supera-lo, se você sabe que tem a capacidade física e técnica suficientemente aprimorada para ter certeza que não irá se machucar mesmo que errar, é encara-lo de frente. Claro que às vezes é mais fácil falar do que fazer, sendo assim deixe e tente novamente outro dia.
No fundo você sabe que em uma questão de necessidade você conseguiria fazer

Caio Ricardo - Integrante da PK ABC
Grupo Sem Limites: Você pretende levar o Parkour para toda vida?
Caio Ricardo: Sim. Cheguei a ficar um tempo parado entre 2008 e 2010, mas pretendo continuar praticando por toda a minha vida. Por este motivo que procuro não ir além dos limites que são saudáveis para o meu corpo, pois meu corpo é a minha ferramenta. Se eu não cuidar bem dele ninguém se preocupará em cuidar bem por mim.


Grupo Sem Limites: Como se sente como um dos fundadores dos poucos grupos de Parkour do ABC? Gostaria de expandi-lo?
Caio Ricardo: Não fui exatamente um fundador.
A PK ABC foi fundada por outras pessoas, especificamente: Fabiano Coelho, Rodrigo Felício, Cíntia Serikawa, Priscila Sanchez, Wilson Poletti, e algumas outras pessoas que colaboraram para o nascimento e crescimento do grupo.
Eu apenas dei continuidade ao trabalho de passar o conhecimento que adquiri ao longo do meu tempo de treino. Por este motivo sempre passamos treino gratuitos a todas as pessoas que se interessam pela atividade. E em relação à expansão não julgo necessária, pois o parkour já está bastante difundido no Brasil e cada cidade por si se responsabiliza em passar o conhecimento quando aprendido.

Grupo Sem Limites: Como seria sua vida sem o Parkour?
Caio Ricardo: Hoje em dia eu não consigo imaginar minha vida sem o Parkour, pois o Parkour não é apenas uma atividade física que se você não fizer você apenas fica gordo e sedentário. O Parkour é uma mistura de corpo e mente. isso e reflete em todas as áreas da vida, como por exemplo: melhor concentração, foco nos objetivos, altruísmo, empatia, ter o conceito de ser e durar e de ser forte para ser útil. Esse último inclui ser forte mentalmente para superar os obstáculos da vida.
A vida é cheia de obstáculos. Muita gente os ultrapassa retirando os ou os destruindo para deixar o caminho livre, mas em analogia ao Parkour, eu prefiro estar sempre preparado para que eu possa passar pelo obstáculo da maneira mais rápida e eficiente possível.

Grupo Sem Limites: Obrigado, Caio, pela entrevista. Bons treinos a você!

Caio Ricardo mostra suas habilidades nos parques do Grande ABC
                
Após essa entrevista nosso grupo percebeu que o Parkour é muito mais saudável para o corpo e mente do que imaginávamos. O equilíbrio entre preparo físico, confiança, superação do medo e persistência é o segredo para superar esses obstáculos, que como Caio nos disse, vão além das ruas. São para todas as áreas da vida.

E você, gostou? Deu uma vontade de treinar? Esperamos que sim. O grupo PK ABC se encontra semanalmente as quartas-feiras, no paço municipal de Santo André, onde começam o aquecimento e dali vão praticando, muitas vezes se deslocando para outros pontos da cidade. Você que se interessou não perca a oportunidade de ir a um treino.

Bom galera, por hoje é só, mas na terça-feira que vem estaremos aqui, novamente, com mais um post dedicado à você!

E se você ainda não curtiu nossa página do Facebook não perca tempo:
Curta a Sem Limites Parkour!

[Perdeu o primeiro post da Sem Limites? Confira Aqui]











Nenhum comentário:

Postar um comentário