quinta-feira, 6 de novembro de 2014

União Sertaneja


União Sertaneja

O ritmo sertanejo aborda pessoas de diferentes estilos, transformando tudo em apenas um sentimento e vibração. Não só traz pessoas de classes e lugares diferentes, como também grupos formados que são presentes neste estilo e esses grupos são denominados de comitivas.

Comitiva é um grupo de indivíduos que se unem em torno de um bem comum, ou seja, pela música, comida e atividades beneficentes. As atividades beneficentes são compostas de doações e ajuda, como, por exemplo, ajuda em ONG’s para distribuir sopa para os moradores de rua e roupas com campanhas do agasalho, em dia especiais para as crianças são realizadas doações de brinquedos e roupas. São como uma família, aos finais de semana estão unidos fazendo churrascos ou participando de shows e festas de rodeio em Jaguariúna, Barretos, Americana, Osasco, Itu, entre outros.
         
 Algumas comitivas surgiram através de festivais denominados de “Queima do Alho”. Este festival é uma tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro, sendo o cardápio composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é feita próximo ao chão em um fogão improvisado e o vencedor é quem preparar  a melhor refeição em menos tempo. Há também concurso de danças, sendo que os campeões pelo festival eram presenteados com belos troféus.

        Entrevistamos a Renata Paz da ex-comitiva “Galera Coração”  e ela nos definiu o que é uma comitiva para ela com estas belas palavras “...é um sentimento de amor, é algo que fica gravado, todos como se fossemos uma família mesmo, e eu sinto falta da comitiva que precisou terminar por motivos pessoais. Por mim eu faria tudo de novo, pois a alegria e felicidade são imensas”.
As comitivas são muito respeitadas pelos órgãos públicos e pela policia pelo motivo de se dedicarem as coisas beneficentes. Para identificar quem faz parte de um grupo é simples, o carro sempre será traiado com nome da comitiva e as pessoas usam as mesmas roupas, até o jeito de amarrar o cabelo é especial. Para se fazer parte delas, é necessário um tempo de experiência, para depois o batismo. Ou seja, a pessoa precisa participar dos churrascos e o grupo irá analisar se a pessoa irá cumprir com os deveres de comparecer a maioria das vezes em eventos, tendo um tempo de analise de 1 a 2 meses.           Toda comitiva tem padrinhos, ou seja, eles escolhem uma banda sertaneja e conversam com ela, se a banda concordar em ser padrinhos é tocada uma música em homenagem a comitiva e o cantor ou a dupla escolhida chama as pessoas que compõe o grupo para subir no palco cumprimentando-os.
No caso da Renata Paz citada acima, os padrinhos eram o Edson e Hudson.

Gostou? Então compartilha. Não perca nosso próximo post sexta que vem falando sobre estilos e lugares, você vai amar.

Curta nossa FanPage Geração Sertaneja







Nenhum comentário:

Postar um comentário