segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Eugene Sandow: o pai do fisiculturismo

“Um verdadeiro campeão, que tem força pra lutar

Escolheu o seu destino, e soube como chegar lá 

Nos mostrou que é possível, que nada é em vão 

Hoje pra todos nós, eterna inspiração”.




O trecho acima, retirado da música “Pai da musculação”, mostra a maneira que os fisiculturistas veem aquele que deu origem ao culturismo, de inspiração para vitória.

Mas, você já parou para pensar em quem seria esse “cara”?
Provavelmente, não. E nós, do A Hora do Treino estamos aqui para esclarecer essa história para você!

Eugene Sandow (nome real Friederich Wilhelm Müller) nasceu na cidade de Königsberg, em dois de abril de 1867, foi criador do esporte fisiculturismo e da musculação. Sempre foi um garoto de grande porte físico e aos 18 anos fugiu da cidade para escapar do serviço militar.

Morou na Itália e sendo fortemente influenciado pelas estátuas gregas e romãs, tornou-se grande admirador do tipo físico ali colocado, passando a considerar aquele o estilo ideal para seu corpo, passando a buscar essas proporções.

Logo depois, passou a se apresentar em pequenos espetáculos, demonstrando sua força. E entrou no circo, onde aprendeu sobre força e condicionamento e conheceu seu professor, Attila, que o ensinou técnicas com pesos e o levou à apresentações.

Mas com o tempo, Sandow viu que precisava seguir sua própria jornada, pois percebeu que já estava superando seu instrutor. Foi então, em 1889, que ele foi à Londres, onde descobriu dois homens, que o pagariam para que os derrotassem em um desafio. Sandow venceu, faturando 500 libras.

A partir de então, passou a viajar pela Europa, fazendo apresentações de força e por 4 anos percorreu a Inglaterra fazendo exibições de forças e poses. Em 1893, um empresário americano o convenceu a partir para os Estados Unidos, porém não obteve sucesso nessa etapa.

Portanto, foi à Alemanha, onde conheceu o empresário de espetáculos, Ziegfeld, que percebeu o sucesso de Sandow. Esse o levou para Chicago, onde participou da Exposição Mundial, na qual foi comemorado o Descobrimento da América. Diferente do habitual, Sandow não fez sua aparição em pele de leopardo mas sim com uma sunga. 

Seu sucesso foi enorme nos EUA e Canadá e Eugene passou a fazer show particulares, para mulheres e espetáculos de levantamento de peso. Também lutou com um leão, previamente drogado e desdentado, ao qual venceu.

Voltou para Inglaterra, após sofrer um colapso e então, ao se recuperar casou-se com Blanche Brrokes e a partir daí abriu ginásios de cultura física e passou a ajudar pessoas na reeducação alimentar. 

Lançou revista própria, a Sandow Magazine e escreveu livros, entre eles o "Bodybuilding, or Man in the Making", também foi defensor do ensino da Educação Física nas escolas e inventor e reinventor de aparelhos. Chegou a criar cursos de ginástica por correspondência (grande marco na Cultura física), a ginástica laboral (feita em assalariados) e criou exercícios para diminuir as dores do parto.


Morreu, assim, esse benfeitor, em 1925, ao fazer grandes esforços para tirar seu carro de um buraco, após derrapar na estrada, sofrendo hemorragia cerebral. Foi enterrado no cemitério Putney Vale mas imortalizado como um dos maiores homens de todos os tempos da Musculação, criador de diversos bens da Cultura Física usados até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário