quarta-feira, 12 de novembro de 2014

ENTREVISTA COM O GEEK


Para conhecer melhor o universo dos Geeks, além da pesquisa de campo, fomos atrás dos próprios geeks para que eles nos inteirassem mais sobre esse grupo. Hoje, no blog, apresentamos uma das entrevistas que realizamos, com o Renato Cunha, do blog Humanoides, estudante de Jornalismo da USCS, que é um geek assumido! Confira abaixo nosso papo com ele:

Em sua opinião, por que as pessoas confundem os termos Geek e Nerd?
R: As pessoas confundem porque o nerd apesar de gostar de tecnologia, ele não manja muito dela. Já o geek não, ele gosta e ele entende daquilo. Ele geralmente entende e faz programação, faz sites, e o nerd não; Nerd gosta, acha interessante, mas a vibe dele é outra. 

O que você mais gosta nesse universo Geek?
R: Ah, eu sou fissurado em aplicativos novos, eu gosto bastante, eu sempre procuro estar atualizado, porque os aplicativos facilitam no dia a dia. Eu sou técnico de informática, também, então eu entendo um pouco de programação. E eu também gosto das narrativas, gosto de “Star Trek”, gosto de quadrinhos, de heróis, gosto de muita coisa assim.

Você tem alguma coleção de quadrinhos ou miniaturas?
R: Eu, na verdade, faço cosplay de “Star Trek”, eu faço o Spock e o Sr.Data. O Spock da versão clássica e o Sr.Data da nova geração. E eu tenho coleção de Star Trek, e livros, porque eu gosto muito de ciências. Eu também faço essa relação e faço pesquisa científica nessa área, eu falo sobre a intertextualidade no seriado “The Big Bang Theory”.

Tem algum lugar que você frequenta com seus amigos, um lugar Geek?
R: Ah geralmente onde o pessoal mais se reúne é em eventos né? Nas Anime Friends da vida aí, agora tem a Comic Con, tem os eventos do fã clube do Star Trek, que é um pessoal muito legal, tem até o pessoal da Força Jedi, mas a gente tem um briguinha Star Trek x Star Wars, mas é super saudável; esses lugares assim.

Qual influencia você acha que os Geeks têm no mundo jovem?
R: É o estereótipo do nerd né? Antigamente o nerd e o geek eram xingados, sofriam muito bullying na escola, e hoje em dia acontece uma inversão de papeis. Até tem uns artigos que dizem que o nerd virou cool, justamente por causa do seriado “The Big Bang Theory”, que estourou e fez sucesso. E eu acho que é isso, a cultura geek, ela ajuda você, ela faz com que os jovens se interessem mais pela ciência, mais pelos quadrinhos, que aqui no Brasil é muito pobre; apesar de ter “Mônica” e uns quadrinhos super legais, ainda é muito pobre. Então eu acho que principalmente aqui no Brasil ainda precisa que o jovem interaja mais.

Você acha que o Geek virou uma modinha?

R: Eu acho que é melhor ter uma modinha que vai te ensinar alguma coisa do que modinha que não vai te ensinar nada. Você tendo vários programas nerds e geeks, que é o que acontece muito na TV, você vai ter mais ciência dentro dos programas e aprender junto com eles. Pra quem assiste o seriado “The Flash”, vai ter muita coisa de ciência pra ver. O “The Big Bang Theory” nem se fala - é com o humor, mas eles ensinam ciência e fazem experiências. “Constantine” e “Super Natural” são mais voltados pra outro tipo de ciência, uma ciência oculta, mas ensina algo. Então acho que não faz mal essa modinha, até gosto. Antes era difícil você achar uma camisa de super-herói, hoje em dia você acha em qualquer lugar. Pra mim isso é muito bacana. Quando eu era pequeno nunca tive camiseta de super-herói, agora com essa modinha, eu posso ter uma.

Você sempre usa camisas relacionadas ao que você gosta?
R: Sim, eu desde dos meus 12 anos de idade, quando eu comecei a comprar minhas roupas, eu sempre pensei que o que eu visto é uma mensagem do que eu sou. Então, eu sempre procuro usar uma camisa com algum recado, mesmo que seja de humor, porque é o jeito que eu sou. Eu sou atirado, eu falo com os outros na rua, eu sou assim, por isso uso alguma coisa que eu gosto. Nunca vou usar alguma coisa que eu não gosto.

Postamos o vídeo dessa entrevista na nossa página do facebook, Teoria Geek. Quem se interessar, pode entrar lá e dar uma olhadinha! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário