quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Criando Diversão

Game Designer
Não há quem não goste de jogar nas horas vagas no seu smartphone ou tablet, alcançar os maiores níveis em jogos de pc ou até mesmo completar todas as missões de um jogo em um console. Há diversos tipos de jogos para todo gosto, mas quem são os responsáveis por pensar, programar, desenhar e criar os games que nos divertem tanto? Existe uma equipe de desenvolvedores de games muito criativa, dedicada e habilidosa por trás de cada sistema de jogo. Essa equipe é formada por várias categorias de desenvolvedores, cada um muito necessário para trazer uma boa experiência de jogo para nós. Entre eles estão:

Criadores/Roteiristas: É o inicio de tudo. Quem desenvolve a história, os personagens, as possibilidades de jogo, como e onde tudo vai acontecer.

Programadores: Trabalham com os códigos de jogo, essa é a parte que nós não vemos, porém é uma das mais importantes no jogo, pois é ela que vai determinar o funcionamento do jogo.

Artistas: Faz os desenhos iniciais concept art, texturas do jogo. É quem interpreta a história e a transforma em desenhos, também é a base sólida para as modelagens 3D que serão feitas mais tarde.

Modeladores: O modelador dá vida à história e desenhos criados anteriormente, criando os personagens em 3D.

Sonoplastas: Criam as músicas e os efeitos sonoros que dão a emoção ao jogo.

Level Designer: Criam e montam os cenários, usando até mesmo cálculos de engenharia, tudo para que o jogo não fique monótono e repetitivo.


World of Warcraft (Jogo de MMORPG) - Activision Blizzard

World of Warcraft (Jogo de MMORPG) - Activision Blizzard


Um game pode ser produzido por apenas uma pessoa, responsável por todo o desenvolvimento, como é o caso de pequenos jogos para smartphones e tablet (quem se lembra de Angry Birds?), ou por uma grande empresa de desenvolvimento de jogos eletrônicos, como grandes jogos de multijogadores, por exemplo, World of Warcraft, Dota e League of Legends, que precisam de uma grande equipe para que o jogo se mantenha atualizado e em funcionamento.


League of Legends (Jogo MOBA) - Riot

League of Legends (Jogo MOBA) - Riot


Os desenvolvedores brasileiros de games conhecidos ainda são poucos, mas não pecam em qualidade. Rafael Morado, natural de Belo Horizonte, é um dos desenvolvedores do modo multiplayer do game Splinter Cell: BlackList, trabalha na Ubisoft de Montreal, no Canadá e vêm recebendo diversas críticas positivas pela ideia de proporcionar uma experiência de jogo sempre diferente, com diversas possibilidades para chegar ao objetivo final.


Splinter Cell: BlackList (Jogo de FPS) - Ubisoft


O mercado ainda está em crescimento no Brasil, mas já existem diversas empresas desenvolvedoras de jogos nacionais. Elas ainda não são muito fortes e conhecidas devido à falta de investimento do governo na indústria de jogos eletrônicos, mas felizmente podemos contar com entidades que buscam fortalecer essa indústria como a ABraGames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos), que atualmente ajuda mais de 40 estúdios a crescerem no mercado nacional e capacita os desenvolvedores brasileiros para o mercado global. Já vemos os resultados em campeonatos de criação de jogos como a Imagine Cup e a Global Game Jam, onde vemos alguns desenvolvedores brasileiros se destacando e até ganhando os prêmios máximos nas competições.

A criação de jogos é também a criação de um mundo virtual, onde podemos interagir com pessoas do mundo todo, fazer o que jamais pensaríamos em fazer e visitar lugares incríveis. O mercado de games é promissor e vai continuar crescendo cada vez mais, e é importante o nosso incentivo, seja você um desenvolvedor ou consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário